Clique nas imagens para ampliar
CUIDADOS PARA REMOÇÃO DE TRANSFORMADOR
Retirada necessita de profissionais capacitados para a tarefa
Para realizar a colocação, manutenção e remoção de transformador é preciso seguir princípios básicos de segurança. Pessoas capacitadas e qualificadas para a tarefa são as mais indicadas para que os passos saiam como planejado.
Em linhas gerais, um transformador é um dispositivo que serve para transformar a tensão, a intensidade ou forma de uma corrente elétrica. Ele tem o papel de induzir transmissão de energia de um local a outro. Normalmente, a remoção de transformador pode ocorrer em indústrias ou residências que precisem realizar a substituição ou retirada do dispositivo que já não é mais necessário.
Os benefícios do uso de bons transformadores, são, alta eficiência, produção automatizada e mínima perda de energia. No entanto, caso a remoção de transformador não seja feita prezando pela segurança é possível que acidentes aconteçam. Por isso, é essencial contar com a presença de equipamentos que possam realizar a tarefa com maior cautela.
Além disso, a remoção de transformador pode ocorrer com a presença de caminhões e máquinas que os transportem para locais diferentes. Assim, um planejamento é realizado para encontrar a melhor forma de realizar a remoção.
Ao lidar com equipamentos que trabalham com meios elétricos e sob tensão é preciso tomar precauções extras durante qualquer procedimento. A remoção de transformador é um deles, pautado pela ideia de deslocamento para outras áreas.
Uma estrutura é montada para realizar a remoção de transformador, com guindastes, caminhões e prateleiras. No deslocamento, como diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição. Por isso, cada etapa é feita no seu tempo certo.
MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES
Antes mesmo de pensar na remoção de transformador é preciso cuidados anteriores com a manutenção dos mesmos. Algumas das proposições que devem ser feitas, nesse caso, como um passo a passo, são:
- Coloque o transformador sob uma bancada de alta resistência.
- Retire o núcleo móvel.
- Após a retirada, analise a linha de encaixe do transformador, e, se for preciso, trace uma linha de um lado a outro da estrutura.
- Remova o cordão de solda da parte inferior e superior.
- Para facilitar a abertura é possível introduzir elemento metálico, a fim de forçar a montagem para fora.
- Com uma chave de fenda ou alavanca, é possível abrir o trafo. Duas partes ficarão divididas no transformador.
Com esses passos, pode-se observar se o funcionamento das bobinas está acontecendo da melhor forma. Além disso, é uma maneira mais simples de remover cada transformador, sem utilizar um sistema complexo. O mais importante, vale ressaltar, é que técnicos competentes munidos de equipamentos de segurança sejam responsáveis pela tarefa.
Para saber mais sobre Remoção de transformador
Ligue para 11 2352-2266 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!